top of page

Secretaria de Saúde promove campanha de vacinação contra poliomielite em São Paulo

A expectativa é imunizar 95% das crianças entre um ano e menores de cinco anos de idade

Pais devem levar suas crianças à Unidade Básica de Saúde junto com a caderneta de vacinação | Foto: SES-SP

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (SES-SP) promove a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite (paralisia infantil) a partir desta segunda-feira (27), e se estende até 14 de junho. A imunização é destinada à menores de cinco anos de idade. Os pais devem comparecer com a criança a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) juntamente com a caderneta de vacinação.


A poliomielite, conhecida como paralisia infantil, é uma doença infectocontagiosa aguda causada pelo poliovírus, que afeta principalmente crianças com menos de cinco anos de idade. Embora tenha sido erradicada em muitos países devido à vacinação generalizada, ainda representa uma ameaça em algumas regiões do Brasil e do mundo.


A transmissão da poliomielite ocorre principalmente através do contato fecal-oral, muitas vezes devido a condições precárias de saneamento e higiene. Os sintomas iniciais podem incluir febre, dor de garganta, fadiga, dor de cabeça e vômitos. Em casos mais graves, o vírus pode atacar o sistema nervoso e causar paralisia, geralmente nas pernas.


O impacto da paralisia infantil pode levar à incapacidade permanente ou até mesmo à morte em alguns casos. As crianças afetadas enfrentam desafios significativos em sua mobilidade e qualidade de vida, além do fardo emocional e financeiro que isso pode impor às suas famílias.


“A poliomielite acaba trazendo complicações ao longo da vida, que chamamos de síndrome pós-pólio. Mas, graças à vacinação, nós não temos contato com pessoas que foram afetadas. No entanto, ainda há a circulação do vírus no mundo. Por isso, a estratégia de vacinação existe. Além de proteger nossas crianças, contribui com a erradicação da poliomielite”, afirma Ligia Nerger, diretora de Imunização da SES


A expectativa é imunizar 95% das crianças entre um ano e menores de cinco anos de idade. Em 2022,  a cobertura vacinal em todo o estado foi de 77,13%. Já em 2023, ficou em 85,65%, de acordo com o Painel de Monitoramento da Coberturas Vacinais do Ministério da Saúde.


Saiba mais sobre vacinação, acesse "Vacina 100 Dúvidas: https://www.vacina100duvidas.sp.gov.br/


Quais os sintomas da doença?

Segundo o Ministério da Saúde, a maioria das pessoas infectadas não manifesta sintomas ou apresenta poucos sintomas e estes são parecidos com outras doenças virais como:


  • Febre

  • Mal-estar

  • Dor de cabeça

  • Dor de garganta e no corpo

  • ⁠Sintomas gastrointestinais (náuseas e vômitos)

  • Constipação (prisão de ventre)

  • Espasmos

  • Rigidez na nuca

  • Meningite

bottom of page