Astrobiologia é um campo multidisciplinar que estuda a origem e a evolução da vida na Terra e busca por sinais de vida em outros planetas.
Uma imagem de um Milnesium Tardigradum um microrganismo que vive em condiçoes extremas | Foto: ISTH
A 5ª edição da Escola de Astrobiologia (AstrobiON) será realizada de 9 a 13 de setembro, promovida pelo Observatório Nacional. O evento pretende aprofundar o debate em torno da Astrobiologia, uma das áreas mais fascinantes e emergentes da ciência.
Vinculada à Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Astrobiologia, que ocorre de 4 a 6 de setembro, a AstrobiON discute essa área multidisciplinar, envolvendo física, química, astronomia e biologia, que investiga a origem e evolução da vida na Terra, além da possibilidade de vida em outras partes do universo.
O crescente interesse por essa área motivou a iniciativa, que reúne pesquisadores e estudantes para explorar os segredos da origem da vida, impulsionados pelas recentes descobertas de quase 6 mil exoplanetas.
Voltado para estudantes de graduação, pós-graduação, pós-doutorandos e pesquisadores da área ou de áreas similares, o evento científico contará com cursos e palestras ministrados por especialistas em Astrobiologia. Os participantes têm direito a um certificado ao concluir no mínimo 75% das palestras e cursos e deverão assinar uma lista de presença no início de cada palestra.
O encontro será realizado presencialmente no campus do Observatório Nacional, no bairro de São Cristóvão, na zona norte do Rio de Janeiro. As inscrições estão abertas até o dia 1º de setembro de 2024.
A Astrobiologia é um campo multidisciplinar que estuda a origem, evolução, distribuição e futuro da vida no universo, combinando conhecimentos de biologia, química, física, astronomia, geologia, ciência planetária, entre outras disciplinas. Entre seus principais focos estão a compreensão dos ambientes que podem suportar vida, a busca por sinais de vida em outros planetas e luas, e o estudo das condições extremas em que a vida terrestre pode suportar, fornecendo pistas sobre como a vida poderia existir em outros lugares do universo.