Entre os fenômenos celestes estão ocultação de Saturno e o encontro da Lua com Júpiter e Marte.
Aproveitar a chance de admirar as maravilhas do cosmos | Foto: Starwalk
Agosto está cheio de eventos astronômicos emocionantes para os entusiastas do céu noturno. Além da tradicional chuva de meteoros Perseidas, teremos a Lua ocultando Saturno e a primeira Super-Lua do ano. Não perca a oportunidade para admirar as maravilhas do cosmos. 4 de Agosto: Lua Nova
No dia 4 de agosto, às 08h13 (Horário de Brasília), teremos a Lua Nova. A Lua estará escondida entre a Terra e o Sol, tornando-se invisível no céu. Esse é um ótimo momento para observar estrelas.
7 de Agosto: Conjunção de Vênus e Mercúrio
No dia 7 de agosto, às 14h23, Vênus e Mercúrio estarão bem próximos um do outro na constelação de Leão. A maior aproximação será no dia 8 de agosto, às 00h12. Ambos os planetas podem ser vistos a olho nu, mas binóculos oferecem uma visão melhor.
12 de Agosto: Pico das Perseidas
No dia 12 de agosto, ocorre o pico da chuva de meteoros Perseidas. Você pode observar meteoros de 17 de julho a 24 de agosto, principalmente na constelação de Perseu. Com boas condições, pode-se ver até 100 meteoros por hora. A Lua Quarto Crescente não deve atrapalhar muito a visualização.
14 de Agosto: Encontro de Júpiter e Marte
No dia 14 de agosto, Júpiter e Marte estarão próximos na constelação de Touro. A maior proximidade será às 12h22, com os planetas bem visíveis a olho nu. Usar um telescópio ou binóculos pode mostrar mais detalhes.
19 de Agosto: Lua Cheia Azul (Superlua)
Em 19 de agosto, às 15h26, a Lua Cheia de Esturjão estará visível na constelação de Aquário. Esta será a primeira Superlua do ano, aparecendo maior e mais brilhante do que o normal. Além disso, será uma Lua Azul, a terceira Lua Cheia da estação.
21 de Agosto: Ocultação de Saturno pela Lua
No dia 21 de agosto, a Lua estará quase cheia e próxima de Saturno. A aproximação será às 23h45, e Saturno será ocultado pela Lua às 23h54. Este evento será visível na América Latina, Caribe, África e Europa.
27 de Agosto: Lua e Júpiter
No dia 27 de agosto, a Lua, com 43% de iluminação, estará perto de Júpiter e Marte na constelação de Touro. A maior proximidade será às 08h50. Esse evento pode ser visto a olho nu ou com binóculos.
28 de Agosto: Lua e Marte
Em 28 de agosto, a Lua, com 32% de iluminação, estará perto de Marte na constelação de Touro. A maior proximidade será às 21h00. É um bom evento para observar a olho nu.