top of page

Após quase dez anos, Farmácia Popular retoma credenciameto de novas unidades

O objetivo é credenciar 811 novos municípios de alta vulnerabilidade que participam do Programa Mais Médicos




Proma Farmácia Popular agora oferece 95% dos medicamentos e insumos de forma gratuita | Foto: CFF


O Programa Farmácia Popular pretende ampliar seu alcance com a nova atualização que oferece 95% dos medicamentos e insumos gratuitamente. Além de retomar o credenciamento de novas unidades. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, revelou, em 10 de julho, que medicamentos para colesterol alto, doença de Parkinson, glaucoma e rinite agora fazem parte da lista de itens gratuitos. Segundo o Ministério da Saúde (MS), em duas semanas, cerca de 1,2 milhão de brasileiros já foram beneficiado, após a reestruturação.

O programa, iniciado em 2004, cobria apenas medicamentos para diabetes, hipertensão, asma, osteoporose e anticoncepcionais. Após a atualização em 2023, o governo incluiu novos medicamentos.  Em 2024 o programa teve uma nova atualização e incluiu medicamentos para rinite, doença de Parkinson e glaucoma, também passou a distribuir absorventes para pessoas em situação de vulnerabilidade social e estudantes da rede pública. Atualmente o programa conta com 41 itens, dos quais 39 são distribuídos sem custo, aumentando o acesso à saúde em todo o país.


Em 20 anos, mais de 70 milhões de brasileiros foram beneficiados pelo programa.

Com o relançamento, o programa atingiu seu melhor desempenho em quatro anos, atendendo 22 milhões de brasileiros, um aumento de 8,8% em relação a 2022. A ampliação também auxiliou 55 milhões de beneficiários do Bolsa Família, com 4,6 milhões de pessoas contempladas desde então. Clique e siga Ciência Elementar no Instagram

O Farmácia Popular está presente em 85% das cidades brasileiras, com mais de 31 mil farmácias credenciadas e capacidade para atender 96% da população. Desde junho do ano passado, 560,4 mil mulheres acessaram medicamentos gratuitos como anticoncepção e osteoporose.

Programa volta a credenciar farmácias após quase dez anos Após quase uma década, o Ministério da Saúde voltou a credenciar novas farmácias com foco em municípios de alta vulnerabilidade que participam do Programa Mais Médicos e que ainda não possuem unidades credenciadas, com objetivo de melhorar o atendimento na Atenção Primária à Saúde e expandir a assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS). Segundo o Conselho Federal de Farmácia (CFF), atualmente, 422 cidades estão aptas a receber a primeira farmácia credenciada, e a meta é credenciar 811 cidades, abrangendo todas as regiões do país. Até agora, 389 novas cidades foram adicionadas ao programa. Atualmente o programa Farmácia Popular está presente em 85% das cidades brasileiras, cobrindo 4,7 mil municípios e contando com mais de 31 mil farmácias credenciadas. O ministério planeja expandir a cobertura para 93% do território nacional.

bottom of page